
O Instituto de Telecomunicações (IT) vai apresentar no dia 24 de abril o projeto ‘Rede Quântica Segura de Aveiro’.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A iniciativa conjunta do Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas do IT e da Universidade de Aveiro (UA) insere-se no âmbito do projeto PTQCI – Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa.
Na altura, será feita uma demonstração da versão piloto da ‘Rede Quântica Nacional’ para “evidenciar as potencialidades das comunicações e computação seguras baseadas em tecnologias quânticas. ”
A rede é composta por cinco nós: quatro localizados no campus da Universidade de Aveiro (Departamentos de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Departamento de Física e dois edifícios do IT) e um quinto nó instalado na Altice Labs, em Aveiro.
“A distribuição de chaves criptográficas através de tecnologia quântica garante transmissões de mensagens encriptadas entre diferentes domínios, confirmando o seu potencial para soluções de comunicação altamente resistentes a qualquer tipo de ataque criptográfico”, refere um comunicado.
O passo a dar “representa um avanço significativo na construção de infraestruturas de telecomunicações apoiadas em tecnologia quântica, capazes de ser integradas em sistemas complexos, e assegurando um elevado nível de proteção para comunicações sensíveis. A robustez e versatilidade da solução demonstram o seu valor em contextos que exigem máxima segurança, com destaque para aplicações no domínio da Defesa Nacional”.
O que é o projeto PTQCI
O projeto PTQCI, abreviação de Portuguese Quantum Communication Infrastructure, é uma iniciativa de € 6,8 milhões para desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas, uma iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa nos próximos anos.
Apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europeu de Digital da UE, é liderado pela Deimos Engenharia e composto por um consórcio que inclui universidades e centros de investigação, como o Instituto de Telecomunicações, ISEL e IST, entidades nacionais, como GNS, IPQ e FCCN, entidades industriais, como Deimos, Adyta, Omnidea e Warpcom, e empresas de telecomunicações, como IP Telecom e Altice Labs.
Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas do IT – Polo de Aveiro
O Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas do IT, Polo de Aveiro, “tem como objetivo principal o desenvolvimento e implementação de serviços de informação privados e seguros baseados no uso de tecnologias quânticas e eficientes.”
A equipa, liderada pelo professor Armando Nolasco Pinto, integra investigadores com formação base em engenharia eletrotécnica, ciência da computação, física e matemática, que promovem uma abordagem complementar e multidisciplinar no desenvolvimento de novos protocolos de criptografia quântica, na sua implementação e validação experimental, bem como na realização de testes de campo de sistemas. Neste contexto, o grupo tem coordenado e participado ativamente em diversos projetos internacionais de relevância e em grupos de trabalho da NATO Information Systems Technology (IST).
Artigos relacionados
IT e UA desenvolvem tecnologias de comunicações seguras para aplicação na Defesa
Interconexão das redes quânticas entre Portugal e Espanha impulsionada em Aveiro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.