Onde Começa o Futebol – A Parceria entre a JD Carregosense e o Kajaanin Haka

528
Intercâmbio entre a JD Carregosense e o Kajaanin Haka.

No coração do futebol, bem longe dos holofotes da imprensa desportiva e dos milhões que giram nos corredores dos grandes estádios, há clubes que continuam a representar aquilo que este jogo tem de mais puro: a comunidade, a entrega e a paixão pelo desporto.

Por Marcos Sousa

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A recente parceria entre a Juventude Desportiva Carregosense (clube de Oliveira de Azeméis que milita na Primeira Divisão da Associação de Futebol de Aveiro) e o Kajaanin Haka (que milita na Quinta Liga Finlandesa) e que se encontra a estagiar em Portugal, é um exemplo admirável de como, mesmo fora dos campeonatos nacionais ou dos circuitos profissionais, o futebol pode ser um espaço de construção, de encontro e de visão.

JD Carregosense e Kajaanin Haka unem-se com base em princípios raros no desporto moderno: a partilha de experiências, o respeito mútuo e o crescimento conjunto, sendo que, está é uma parceria que nasce das pessoas e do desejo genuíno de fazer mais e melhor pelo futebol local e formativo.

A parceria estabelecida pelos dois clubes irá possibilitar estágios internacionais, dando a oportunidade aos treinadores de ambos os clubes de trocar experiências e aprender com culturas futebolísticas diferentes, participar em competições, nomeadamente internacionais, que promovem o crescimento e a visibilidade dos atletas, levando , por isso, ao reconhecimento transfronteiriço de ambos os clubes.

Importa sublinhar que esta parceria não se limita ao momento presente, pelo que, a intenção é a construção de uma base sólida para o estabelecimento de relações continuadas, que permitam não apenas o intercâmbio de equipas e metodologias, mas também a criação de projetos conjuntos no domínio da formação, da mobilidade juvenil e da promoção dos valores europeus através do desporto.

Os jogadores e treinadores do clube português também terão a oportunidade de se candidatarem aos programas de estudos de língua finlandesa ou inglesa do Kajaani Sports Campus, gratuitos para cidadãos da União Europeia.

A meu ver, esta parceria reforça a relevância do clube carregosense como um ator associativo e desportivo na região, ao demonstrar que, mesmo sem competir em grandes palcos, um clube pode assumir um papel internacional, criar redes, acolher projetos e mostrar que o futebol considerado amador também pode (e deve!) ser dinâmico , sem perder a sua autenticidade.

Porque é aqui, longe das luzes, que o futebol começa — e muitas vezes, onde mais sentido faz.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.