
O porta voz do PSD na Assembleia Municipal apresentou um “protesto à mesa” pela forma como o presidente da Assembleia Municipal (AM) conduziu os trabalhos na sessão extraordinária realizada esta quarta-feira à noite, mais concretamente durante o primeiro ponto da agenda de trabalhos, que dizia respeito à apreciação e votação da proposta de adesão do município de Aveiro ao ICOM /International Council of Museums. CDS e o próprio presidente da Câmara subscreveram.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Luís Souto “enquanto gestor desta AM deixou levar a discussão a algo que não está escrito na convocatória e não fez nada parar da ordem, deveria ter atenção a essas fugas ao não tema”, criticou Manuel Prior, líder da bancada social democrata.
O motivo do “protesto” decorreu da intervenção de Celme Tavares, do Bloco, que aproveitou o ponto para, apesar de concordar com os “benefícios” da adesão, reclamar mais apoios municipais, dando como exemplo que “é preciso combater degradação do património cultural”, responder “a dificuldades de recursos humanos”, notando, também, “a ausência de políticas públicas” para á área em causa, onde, criticou a bloquista, a atividade turística dos equipamentos museológicos é colocado como prioridade “em detrimento da verdadeira conservação”.
Luís Souto na resposta disse que fez uma “interpretação” diferente do porta voz do PSD, considerando normal e recorrente que as intervenções sobre um tema motivem outras “ilações minimamente conexas”. E a intervenção da vogal do Bloco, na sua opinião, “não foi totalmente descabida”, nem se justificava “fazer dramas”, até porque iria ser dada oportunidade para “rebater”, acrescentou o presidente da mesa.
Ainda assim, Jorge Greno, do CDS, também subscreveu o protesto do PSD: “Estamos cá para o tema e não para coisas conexas”, afirmou.
Quando chegou a vez do presidente da Câmara, Ribau Esteves também fez questão de ditar para a ata o seu “protesto pela má condução” dos trabalhos pelo presidente da AM no ponto da ordem de trabalhos em causa.
Sobre as críticas do Bloco, o edil sublinhou “a exigência monumental, com anos de trabalho de verificação da competência” municipal para conseguir a adesão à Aveiro ao ICOM, como também aconteceu com a entrada na rede portuguesa dos museus. “Se fosse verdade um décimo do que disse, não éramos admitidos”, assegurou.
Depois da votação, Luís Souto decidiu não fazer constar como declaração de voto do PSD o protesto da bancada sobre a condução dos trabalhos.
Assembleia Municipal – vídeo completo da sessão de 27 de março de 2025.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.