
O projeto Erasmus+ ESC-TENSION2 destaca-se pela inovação e impacto, e promete transformar a forma como os estudantes se movem e interagem no espaço académico europeu, com novas oportunidades e desafios.
Por Margarida Pinheiro *
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Lançado em novembro de 2023 e término previsto para abril de 2026, o ESC-TENSION2 é um projeto de cooperação Erasmus+ que visa promover a adoção do Cartão Europeu de Estudante (ESC) dentro dos princípios da Educação 5.0 e da Sociedade 5.0. Estes projetos visam o aumento da qualidade e relevância das atividades das organizações, o desenvolvimento e reforço das redes de parceiros, o aumento da capacidade para operar em conjunto a nível transnacional, ao mesmo tempo que fomentam a internacionalização das atividades, o intercâmbio e desenvolvimento de novas práticas e novos métodos de atuação, bem como a partilha e confronto de ideias.
Com a participação de seis parceiros europeus, incluindo a Universidade de Aveiro, o projeto foca-se na digitalização da mobilidade estudantil, oferecendo soluções tecnológicas que facilitam a vida dos estudantes e das instituições de ensino superior. A digitalização traz inúmeros benefícios para os estudantes e instituições.
O ESC-TENSION2 integra funcionalidades como a autenticação digital, que simplifica processos de inscrição e acesso a serviços académicos, entre outras facilidades. Ferramentas como o Student Journey e o Student Toolbox proporcionam uma experiência mais eficiente e inclusiva, permitindo que os estudantes da Universidade de Aveiro acedam a recursos essenciais de forma rápida e segura. Por exemplo, a autenticação digital reduz o tempo de processamento de intercâmbios internacionais, eliminando a necessidade de documentação redundante.
Apesar dos benefícios, a implementação do ESC enfrenta desafios significativos, como a resistência institucional e problemas de interoperabilidade técnica. O ESC-TENSION2 aborda esses obstáculos através de formação e testes piloto, promovendo a literacia digital e a adoção do ESC. A abordagem centrada nos estudantes e a colaboração com redes académicas, como a ESN e a ISIC, são fundamentais para o sucesso do projeto.
O futuro da mobilidade estudantil digital é promissor, e projetos como o ESC-TENSION2 são essenciais para concretizar essa visão. A comunidade local, especialmente a Universidade de Aveiro, tem um papel importante a desempenhar, apoiando e participando em iniciativas que promovam a inovação e a inclusão na educação. A digitalização não só facilita a vida dos estudantes, mas também contribui para um sistema educativo mais eficiente e colaborativo, alinhado com os objetivos da Educação 5.0 e da Sociedade 5.0.
Para saber mais sobre o projeto ESC-TENSION2, visite o site oficial em https://www.esc-tension.eu/ e descubra como a digitalização está a moldar o futuro da educação.
* Investigadora da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente em https://www.ua.pt/pt/noticias/13/90420.
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