
O Porto de Aveiro deu início a um “projeto estratégico de modernização” destinado a “reforçar o abastecimento elétrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações.” Este investimento de 1,4 milhões de euros tem um prazo de execução estimado de 365 dias.
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O concurso público para a execução da empreitada ‘Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha – SE APA’ já foi publicado em Diário da República. Está em causa, a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro.
Uma obra que é considerada “essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas.”
Segundo o Porto de Aveiro, está dado, assim, “o primeiro passo de uma série de iniciativas que visam aumentar significativamente a capacidade” portuária “em fornecer e receber energia”.
Atualmente, a infraestrutura elétrica do porto “encontra-se limitada, o que restringe a expansão das atividades portuárias”. Mas com a nova ligação elétrica, “será possível atender a novas necessidades, como o fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua estadia em porto (On Shore Power Supply – OPS)”. Uma “solução” que “contribuirá para a redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), alinhando-se com os objetivos de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.”
De acordo com a administração portuária, a nova ligação em alta tensão criará, ainda, condições para a implementação de projetos estratégicos adicionais, “permitindo a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis, a atração de novas empresas e o aumento da competitividade”.
O projeto agora iniciado insere-se na Estratégia para a Transição Energética, aprovada pelo Porto de Aveiro em 2021, “encontrando-se alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu e da Lei do Clima, que preveem a redução de 55% nas emissões de GEE até 2030”.
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