São João da Madeira: Requalificação das instalações onde funciona o ATL Gente Miúda

96
Paços de Concelho de São João da Madeira.

A Câmara Municipal procedeu à requalificação das instalações onde funciona o ATL Gente Miúda, na Rua Cerqueira de Vasconcelos, na zona em frente à Escola de Fundo de Vila. A obra foi inaugurada esta semana, num momento que contou com a presença de dirigentes e funcionários dessa instituição particular de solidariedade social (IPSS), professores, autarcas e técnicos municipais, assim como crianças que usufruem deste serviço e encarregados de educação.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Utilizado há cerca de três décadas por essa IPSS para realização de atividades de tempos livres (ATL), o referido espaço municipal necessitava de obras para resolução de patologias, adaptação das salas e modernização geral, o que foi concretizado por meio desta intervenção inserida no projeto “ATL Para Todos”, desenvolvido pela autarquia sanjoanense, com financiamento do PRR, no quadro do Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas do Território de Intervenção da AMP Sul (PAOITI).

Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, destacou que as instalações são geridas por “uma IPSS muito importante do nosso concelho – o ATL Gente Miúda – que tem 38 anos de intervenção social”, tendo já acompanhado “milhares e milhares de crianças e de famílias de S. João da Madeira e de fora de S. João da Madeira, de Portugal e do estrangeiro”.

O autarca acrescentou tratar-se de “um espaço multicultural, onde convivem crianças de diversas nacionalidades, um espaço de partilha, de aprendizagem, onde se transmitem bons valores às crianças”. Agora, com a conclusão destas obras, é dado “um salto gigantesco na melhoria da qualidade das instalações”, o que constitui um investimento nas crianças, “que são o nosso futuro”.

Fátima Guimarães, dirigente do ATL Gente Miúda, também interveio, lembrando a história desta instituição, em particular a inovação que constituiu a sua criação, há 38 anos, que colocou a cidade na linha da frente no que se refere a este tipo de serviço na região, situação que se mantém nos dias de hoje no Entre Douro e Vouga: “Ninguém tem uma resposta de ocupação dos tempos livres das crianças do 1.º ciclo e do 2.º melhor do que S. João da Madeira”.

Em traços gerais, as instalações do ATL Gente Miúda, localizadas em frente à escola de Fundo de Vila, foram totalmente renovadas e reorganizadas, por forma a melhorar a sua funcionalidade, com destaque para a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.. Em concreto, foram realizados, designadamente, trabalhos de resolução de patologias, renovação das instalações sanitárias, climatização, substituição e relocalização de mobiliário, construção de novas cozinhas, substituição de pavimentos, aplicação de revestimentos e pintura de todas as superfícies, tetos e paredes.

A elaboração do projeto de requalificação constituiu um processo participado, já que a gestão técnica do ATL Gente Miúda esteve envolvida nesse trabalho desde o primeiro momento, em articulação com os serviços camarários e o arquiteto.

A requalificação destas instalações inseriu-se numa empreitada municipal de cerca de 255 mil euros, no âmbito da qual está igualmente a decorrer uma intervenção na Estudaria, outro espaço onde o ATL Gente Miúda desenvolve atividade, localizado, neste caso, na Praça Barbezieux.

Os dois polos do ATL Gente Miúda são frequentados por mais de uma centena de crianças dos dois primeiros ciclos do ensino básico que aí ocupam os seus tempos livres, com atividades lúdico-pedagógicas e estudo acompanhado.

Câmara de São João da Madeira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.