Ciclaveiro questiona estacionamento e condições de mobilidade suave na cidade

599
Via ciclável, Aveiro.

Na sequência do encerramento do “estacionamento do Autocarro Bar” e da fase de conclusão de duas obras municipais, a Ciclaveiro comunicou, em emails enviados à data desta nota de imprensa, um conjunto de sugestões e pedidos de esclarecimento endereçados à Universidade de Aveiro, à Associação Académica da Universidade de Aveiro e à Câmara Municipal de Aveiro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Na sequência do email enviado pelos SCIRP da UA (Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas) à Comunidade Académica, informando do encerramento do referido parque de estacionamento e sugerindo que se considere o parque da Agra do Castro, a Ciclaveiro reuniu um conjunto de outras sugestões, enviadas por email aos SCIRP e à AAUAv, na esperança de que ambos possam contribuir para a divulgação das mesmas.

Consideramos que a zona do Campus da UA é servida por uma densidade de transportes públicos algo excecional no município. Particularmente, o operador municipal AveiroBus tem diversas linhas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 11, Centro-Verde e Centro-Azul) com paragens no Hospital, Conservatório, Avenida da Universidade e ISCA. Ademais, o operador intermunicipal Busway opera também várias linhas nessas mesmas paragens.

Além disso, Aveiro é um município com condições particularmente favoráveis à adoção da mobilidade ativa, nomeadamente em bicicleta, como forma de deslocação viável, não sendo o campus da Universidade uma exceção a estas condições. Não é de somenos referir a utilização da BUGA, que tem uma doca dentro do Campus, e das bicicletas do projeto UAUBike da própria universidade e que poderiam ser mais ativamente promovidas e dinamizadas.

Assim, e de forma a aliviar a pressão de estacionamento que se irá sentir e melhorar a envolvente do campus universitário, bem como para promover formas de deslocação mais saudáveis e amigas do ambiente, apelámos aos SCIRP e a AAUAv para reforçar e divulgar junto da Comunidade Académica:

– A forte presença de transportes públicos na zona imediata ao Campus da UA através dos operadores AveiroBus e Busway;

– A gratuitidade dos passes sub-23 para estudantes do ensino superior até 23 anos ou os preços reduzidos dos passes gerais atualmente (apenas €15 de passe mensal AveiroBus, por exemplo);

– Apelar à utilização da mobilidade ativa, particularmente em bicicleta, num município e campus tão favoráveis à sua utilização.

Preocupações relativas à fase de conclusão de duas obras municipais (Adro da Sé e Escola das Barrocas) e as condições para os modos ativos de mobilidade nas suas imediações

Num outro email enviado à Câmara Municipal de Aveiro e ao cuidado do Presidente José Ribau Esteves, do Vice-Presidente Rogério Carlos, e da Vereadora da Mobilidade e Transportes Ana Cláudia Pinto Oliveira, a Ciclaveiro expôs algumas preocupações relativas à fase de conclusão de duas obras municipais e as condições para os modos ativos de mobilidade nas suas imediações.

Em primeiro lugar, a execução da obra de requalificação do adro da Sé de Aveiro apagou, das vias adjacentes, a faixa para bicicletas, que anteriormente se estendia desde o início da Avenida dos Congressos da Oposição Democrática (junto da rotunda situada em frente ao Pingo Doce) até ao entroncamento semaforizado junto ao Parque Infante D. Pedro.

Precisamente no local onde a referida faixa para bicicletas poderia ter sido ligada com a ciclovia segregada que foi implementada na recém-requalificada Avenida 25 de Abril, muito estranhamos a decisão de não repor a faixa destinada à utilização da bicicleta e reforçada a sua sinalização vertical, situação já anteriormente sinalizada pela Ciclaveiro em comunicação datada de março de 2024.

Além disso, esta faixa para bicicletas é utilizada todas as semanas por crianças que se deslocam em bicicleta para a escola, no âmbito do programa de mobilidade escolar ativa que a Ciclaveiro está a promover nas 4 escolas de ensino pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro (PéPedal).

Em segundo lugar, e considerando o avanço claro dos trabalhos da obra do Centro Escolar das Barrocas, apelámos à CMA que tome esta oportunidade para também dignificar e requalificar a frente escolar, particularmente, tomando medidas dissuasoras da circulação, paragem e estacionamento automóvel em frente ao portão de entrada da escola, induzindo as famílias a caminhar com as crianças até à entrada da escola, conseguindo-se o descongestionamento da frente escolar, tornando-a mais segura para as crianças e, simultaneamente, promovendo a sua autonomia, saúde e bem-estar.

Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.