O 10º número da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha será apresentado a 4 de novembro, numa sessão tem lugar no Cineteatro Alba.
Para a imagem de capa, a escolha recaiu no retrato da Princesa Santa Joana, existente no Museu de Aveiro, “prestando assim homenagem à principal figura feminina da região de Aveiro do século XV e que foi proprietária de parte do território que hoje compõe oconcelho de Albergaria-a-Velha.”
“Uma década na vida de uma publicação periódica, dedicada à História e ao Património de um concelho, é um desafio, uma obra, um marco e uma conquista”, explica Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara e Diretor da revista citado em nota de imprensa.
Segundo o vereador, a públicação tem conhecido ao longo das suas edições “um gradual aumento do interesse por parte dos leitores, traduzido no facto de terem esgotado praticamente todas as edições anteriores, associado ao crescente interesse por parte de investigadores em contribuírem com os seus mais recentes trabalhos para esta publicação, conforta-nos, satisfaz-nos e estimula-nos”.
15 artigos
No n.º 10, os leitores podem contar com 15 artigos e a habitual secção de Notas Soltas. Os temas passam pela ourivesaria religiosa e arte sacra; um pelourinho quinhentista; o legado de um dos maiores beneméritos do Concelho; e um polémico processo ambiental que teve o seu início com a exploração mineira e evoluiu para a indústria química. A complementar estes estudos, são apresentados seis artigos de cariz mais biográfico sobre a vida e obra de um prelado, um pedagogo e autarca, um jurista e autarca, um emigrante e benemérito, e um engenheiro, com destaque para uma princesa e Santa. Há ainda a destacar dois artigos sobre fontes – um tendo como temática uma roda dos expostos e outro escrituras diversas – para além de um artigo versando o Património Natural, abordando a atividade do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.