O Movimento 2030, que tem representação na Assembleia Municipal de Ovar, remeteu ao executivo da Câmara um conjunto de “propostas para o apoio à Arte Xávega do concelho”.
As ideias surgiram no seguimento das várias visitas que o grupo independente tem realizado junto das companhas de pesca locais e da “preocupação” em manter a Arte Xávega “ativa”.
Assim, o Movimento 2030 propôs a instalação de armazéns de apoio no Furadouro e em Esmoriz e a criação de quiosques de venda de peixe.
No Furadouro, além da instalação de dois armazéns, é sugerido uma lota e a criação do Museu Vivo da Arte Xávega, “enquadrados no arranjo paisagístico a sul/nascente da Fénix junto do campo do futebol”.
A norte do concelho, em Esmoriz, o movimento propõe no Bairro da Boa Esperança, tambéme dois armazéns para o funcionamento das Companhas, um espaço para cafetaria, zona verde com parque infantil e skate parque.
“Outra proposta que fazemos é a instalação de quiosque para venda de peixe ambulante na Praia do Furadouro e na cidade de Ovar. A criação destes quiosques permitirá os vendedores terem um espaço limpo e com mais condições para condicionamento do peixe”, explica o grupo de cidadãos que concorreu às últimas eleições autárquicas.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.