
A 6ª Alumni Talks focou o tema do “Talento e Transformação”, e foi uma tarde ganha para todos os participantes desta sessão, que contou com uma notável partilha de vivências, factos, dados, expectativas e projetos de futuro, que enquadram sonhos de uma sociedade mais inclusiva e, por isso mesmo, mais justa.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A sessão, organizada em conjunto pela Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) e o GUIA – Gabinete de Apoio ao Estudante da UA, iniciou com a intervenção de Pedro Oliveira, presidente da AAAUA, e da Vice-reitora da UA, Alexandra Queirós, que enquadraram o tema, respetivamente, no âmbito do plano de ação da Associação de Antigos Alunos e das políticas de ensino superior com particular enfoque nas ações realizadas na UA, “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” desde 2023.
Seguidamente, a diretora do projeto Valor T, Vanda Nunes, efetuou um resumo da experiência deste programa e dos desenvolvimentos que ocorreram, salientando a incursão de 2024/25 pelo ensino superior, onde pretendem apoiar pessoas com deficiência na procura de emprego.
O primeiro painel temático debruçou-se sobre as “perspetivas dos alumni na inserção no mercado de trabalho” e contou com intervenções de quatro jovens – Beatriz Bastião, Júlio Mendes, Magda Matias, Igor Pinheiro – que falaram das suas dificuldades e expectativas relativamente à entrada no mercado de trabalho, partilhando as experiências que já vivenciaram e as lições que destes exemplos se podem tirar. Este debate foi moderado por Susana Sardo, da direção da associação Pais em Rede, e contou com a Vice-reitora Alexandra Queirós no papel de desafiadora, que lançou várias questões e reflexões para discussão.
Após uma pausa para café os trabalhos foram reatados com um painel destinado a debater as “Perspetivas Empresariais no Recrutamento Inclusivo” onde intervieram Annick Catarino, Cátia Pôncio, Jorge Oliveira e Júlio Mendes, com moderação da Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Reabilitação, Sónia Esperto, e desafios aduzidos por Cristina Silva, fundadora e gestora de projetos da Três por Quatro Associação Cultural. Esta associação participou igualmente neste evento com uma das suas orquestras no momento cultural desta iniciativa, com uma atuação musical, que envolveu 15 jovens.
Este painel destacou o muito que já se avançou nas políticas de inclusão de pessoas com deficiência em contexto de trabalho, mas identificou também vários domínios onde ainda é necessário atuar para uma efetiva igualdade de oportunidades de acesso e de participação ativa, que valorize estes perfis e as suas competências, tendo presente que “todos os seres humanos têm limitações, independentemente da condição de terem/ou não terem deficiência” e de que “é necessário dignificar os postos de trabalho ocupados pelas pessoas com deficiência, na medida da formação e das capacidades evidenciadas”.
Estes foram, aliás, tópicos abordados na sessão de encerramento, protagonizada pelo Vice-reitor da UA, João Veloso, que encerrou os trabalhos denotando o trabalho da “Associação de Antigos Alunos na promoção deste tipo de debates, em temas de interesse e atualidade, com uma multiplicidade de iniciativas realizadas nestes últimos anos”.
Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.