Hoje mostramos seis aspetos que, se trabalhados corretamente, ajudar-te-ão a aumentar as tuas vendas online.
Vamos focar-nos na otimização de páginas específicas, dentro da loja online, uma vez que na maioria das vezes é nestas páginas que o utilizador decidirá se quer realmente comprar o produto ou solicitar o serviço.
Mais tarde, o utilizador pode decidir não efetuar a compra por outras razões, mas sem este primeiro passo, é impossível fazer qualquer venda.
Estas dicas vão ajudar-te a aumentar as vendas mas, se quiseres aprofundar este tópico, existem cursos de comércio online de escolas especializadas para ajudar os alunos a gerir as suas lojas online e maximizar os seus rendimentos.
1. Descrição clara e detalhada do produto
Tal como as imagens e vídeos, a descrição é um dos poucos elementos que o cliente tem à sua disposição para obter a informação que necessita sobre o produto.
É essencial que a descrição contenha dados básicos tais como medidas, peso, tamanho, cor e outras características.
As descrições devem ser extensas, sem se tornarem parágrafos ilegíveis, destacando sempre as vantagens com pontos ou letras a negrito e sem negligenciar a explicação de qualquer uma das suas características particulares e possíveis usos.
2. Os benefícios de escolher a transportadora adequada
Muitas pessoas se esquecem da importância do transporte quando se trata de aumentar as vendas online. Afinal de contas, a qualidade das entregas e a variedade de métodos de envio disponíveis na página de checkout contribuem, e muito, para a satisfação dos clientes.
Atualmente, existem inúmeras empresas de transporte a operar em Portugal, tanto transportadoras nacionais como internacionais, e fazer a escolha certa é vital para o teu negócio.
As transportadoras nacionais podem revelar-se importantes aliadas, sobretudo para envios em território nacional, pois oferecem um grau elevado de fiabilidade e, regra geral, preços mais convidativos.
E não te esqueças de deixar sempre os detalhes destes transportes claros para os teus clientes. Porque quanto mais transparente fores com os teus clientes, mais confiança lhes darás após a venda.
3. Preços e opções claras e detalhadas
Uma das piores coisas que podem acontecer a um negócio online é que os utilizadores se sintam perdidos ou incapazes de aceder facilmente à informação de que necessitam. É provável que isso resulte no abandono do carrinho de compras e que deixe os utilizadores a sentirem-se confusos e sem vontade de regressar.
Às vezes, saber qual será o preço final da tua compra torna-se uma missão impossível. Outras vezes, o problema é que não existem diferenças óbvias entre dois serviços ou produtos, e é difícil saber porque é que um é mais caro ou mais barato do que o outro.
Concentra-te em informar e destacar as opções, diferenças, vantagens e preços disponíveis para o cliente, para que seja claro para eles e possam escolher, tendo toda a informação de que precisam na ponta dos dedos.
4. Imagens e vídeos claros e detalhados
Uma das desvantagens das compras online é a impossibilidade de tocar, cheirar ou sentir o produto nas tuas próprias mãos, como é o caso quando compras numa loja física. Para compensar esta desvantagem, temos a possibilidade de oferecer imagens e vídeos.
Mas não é qualquer imagem que serve. Claro que as imagens devem estar numa resolução aceitável e devem mostrar todo o produto, mas e se o utilizador quiser ver a parte de trás do produto? E se ele quiser ver o interior? Ou chegar o mais perto possível para ver o acabamento…
Temos de estar preparados e mostrar uma boa seleção de imagens que forneçam o máximo de informação sobre o produto.
Existem lojas online e apps onde podes ver como uma peça de roupa ficaria em ti, ou como certos produtos se combinam. Pensa nas necessidades dos teus clientes e tenta ir ao seu encontro.
5. Usa a venda cruzada e produtos recomendados
Quando um cliente decide que vai comprar no nosso website, a parte mais difícil já acabou. Uma das formas de uma empresa aumentar as vendas é para o mesmo número de clientes comprar um maior número de produtos.
A venda cruzada ou a venda por referência envolve oferecer aos clientes que já estão a comprar outros produtos relacionados ou complementares – por vezes com um desconto – que lhes possam ser úteis.
Foi provado que o sistema funciona e que o número de produtos vendidos aumenta, por isso se ainda não o estás a usar, de que estás à espera? Num futuro artigo iremos analisar algumas destas estratégias em profundidade.
6. Oferece amostras grátis ou versões de teste
Muitas vezes os utilizadores, mesmo com imagens, vídeos e descrições claras do produto, não decidem comprar um produto ou serviço por receio de não ficarem satisfeitos.
Uma boa solução é oferecer amostras grátis do produto ou testes grátis do serviço. Nem sempre é possível usar estas medidas, mas podes convidar pessoas a experimentar os produtos nas tuas instalações para aproximar os teus produtos dos teus clientes.
No caso de um serviço, podes sempre oferecer os primeiros dias gratuitos, orçamentos gratuitos, etc. Em qualquer caso, coloca a opção num lugar visível na página para que os utilizadores possam escolher “experimentar”. Certamente, muitos deles vão acabar por se tornar clientes.
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