O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), com sede em S. João da Madeira, anunciou o “reforço” do projeto FabLab com o projeto das ‘oficinas online’, que é considerado pela indústria “uma aposta vencedora”.
A pandemia cancelou a formação presencial, levando a “reinventar” o modelo com recurso a meios à distância.
O ‘Shoe FabLab’ está vocacionado para dinamizar o empreendedorismo, formação e criatividade dentro do cluster do calçado e marroquinaria, permitindo o acesso a espaços de trabalho, equipamentos e ferramentas de fabricação.
O online funcionou com alternativa para manter a formação com componente prática. “Conseguimos desta forma continuar com esta atividade e levar aos formandos o conhecimento, em segurança, sobre o desenvolvimento e produção de calçado e marroquinaria”, refere um comunicado do CTCP em jeito de balanço
Depois de curtas experiências no verão 2020, prolonganda em novembro e dezembro do ano passado, seguiu-se a primeira oficina totalmente online. O desafio foi a modelação e manufatura manual de uma bolsa, que contou com a participação de 20 formandos.
Seguiu-se uma oficina online de desenvolvimento e prototipagem de uma mochila, onde cada participante, sem sair de casa, aprende a técnica de modelar e produzir manualmente uma peça de moda, hoje adotada por muitos.
O reforço da aposta no ‘Fablab’ levou a adquirir novas tecnologias e equipamentos “para continuar a proporcionar novas experiências e oficinas de produção de calçado e marroquinaria.”
Depois de São João da Madeira, o modelo será replicado na delegação de Felgueiras para proporcionar naquela região a nova oferta formativa.
O reforço nas infraestruturas está ser promovido no âmbito do projeto ‘CTCP Inova 20’ para testar e desenvolver materiais, tecnologias, calçado inovador e novos modelos de negócio.