‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’ apresenta 28 estabelecimentos aderentes

378
'4 Maravilhas da Mealhada'.

A ‘X Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’ apresentou os 28 estabelecimentos de hotelaria, restauração, padarias e outros que vão ostentar “as insígnias de qualidade” para os próximos dois anos deste projeto criado pela Câmara em 2007.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Adega Rama foi palco do evento que finalizou “um rigoroso processo de seleção a que se submeteram os agentes económicos concorrentes”, entre restaurantes, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e o engarrafador da água mineral do Luso.

Para este novo biénio, a marca ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada incrementou’ algumas novidades, entre elas um guia a distribuir numa publicação nacional, a intenção de fazer a avaliação sistemática, quer do projeto, quer dos seus aderentes, através de um ‘QR code’ para inquéritos aos visitantes, assim como visitas intermédias do júri aos aderentes.

O projeto quer avançar com um programa de formação gratuita e flexível, alinhada com as necessidades dos aderentes, a ser levada a cabo pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, assim como a criação de um concurso de fotografia

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, marcou presença entre os convidados, tendo destacado “a capacidade” evidenciada pelo projeto municipal de “congregar esforços, juntando setores importantes da nossa economia, fazendo toda a diferença nesta marca a existência de produtos de qualidade”, bem como “os efeitos positivos da gastronomia na diferenciação dos territórios e com os impactos naturais na vertente económica, no turismo, na tradição e na inovação.”

Discurso direto

“Volvidos estes 17 anos, temos um projeto maturado, que não é requentado, continua sim com uma frescura enorme que provoca o palato de quem nos visita. Temos restaurantes premiados, vinhos distinguidos, a melhor água do Mundo e um pão único, fruto do trabalho dos agentes económicos desta fileira que tem contribuído para este rótulo de ‘Sala de Jantar da Europa’. Pedimos ao secretário de Estado para transmitir ao Ministro da Agricultura a importância, para a Mealhada, de manter o protocolo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária quanto à inspeção sanitária em matadouros de leitões da área geográfica de influência do município. Sempre entendemos que diminuir o tempo entre o abate e o consumo do leitão nos agentes económicos locais, é uma grande mais valia para a qualidade de um produto emblemático do concelho. E não queremos e não vamos desistir deste objetivo tão importante para a qualidade deste produto âncora da nossa economia local” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Lista de aderentes

Água
– Sociedade Central de Cervejas & Bebidas (Água de Luso)

Pão
– Escola Profissional Vasconcellos Lebre
– Padaria e Pastelaria Regional a Madrugadora, Lda
– Padaria Manaia
– Padaria Nossa Senhora das Candeias

Vinho
– António Assunção Coelho Selas
– Jorge Manuel Ferreira Rama
– J. Rama, Lda
– Manuel Ferreira da Silva “Vinhais do Sabarrô
– Quinta do Azinhal
– Soc. Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, SA
– Adega Casa de Sarmento
– António José Carvalho “Da Mina”
– Alberto Da Cruz Branco – “Pedra Lascada”

Leitão
– Leitão 100% Bairrada

Água l Pão l Vinho l Leitão
– Churrasqueira Rocha
– Restaurante Licínio
– Restaurante “O Castiço”, Lda
– Restaurante Típico da Bairrada
– Sociedade Hoteleira Pedro Pedro dos Leitões, Lda
– Meta dos Leitões
– Burguezia do Leitão
– Paulo Rama, Lda.
– Restaurante Manuel Júlio
– Rei dos Leitões
– InterMealhada

Água l Vinho l Leitão
– Grande Hotel de Luso

Água l Vinho
– Tás Ca Larica

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.