A empresa aveirense Wavecom está a desenvolver tecnologias para a monitorização de qualidade em comunicações 5G móveis, em fase de licenciamento para o mercado nacional.
A nova rede de alto desempenho (volume de dados móveis 1000 vezes maior por área geográfica, entre outras vantagens) precisa de ser testada para garantir que seja oferecida com altos níveis de qualidade e conformidade dos serviços .
É este o âmbito do 5G PERFECTA, um projeto internacional participado pela Wavecom que é destacado na newsletter do Programa COMPETE 2020.
Os resultados irão permitir aos fornecedores da rede desenvolverem uma estrutura apropriada para transmissão de serviços de vídeo suportando as aplicações mais avançadas no decorrer do processo de normalização do 5G. E partir para o desenvolvimento de um conjunto de aplicações em diferentes sectores, desde o entretenimento à assistência médica, logística, distribuição, smart cities, etc.
O trabalho do consórcio português irá permitir a definição da infraestrutura móvel de próxima geração, responsável por fornecer recursos de monitorização de desempenho de diferentes serviços no cenário específico da mobilidade veicular.
O projeto 5G PERFECTA é cofinanciado pelo COMPETE 2020, envolvendo um investimento elegível de 700 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 496 mil euros.
Artigo relacionado
Wavecom promoveu serviço ‘smart bus’ em congresso internacional