O Bloco de Esquerda defende a realização da sessão da Assembleia Municipal de Aveiro de 25 de abril à semelhança das realizadas nos anos anteriores, mas com novas normas para respeitar as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Até à data, não foi remetido qualquer comunicação aos e às eleitas da Assembleia Municipal. O Bloco de Esquerda escreveu ao Presidente da Assembleia Municipal a fazer essa solicitação de agendamento.
O Bloco propõe que a sessão se realize com menos vogais ou através de meios de videoconferência, de forma a respeitar as normas da DGS e do necessário distanciamento físico, como será feito noutros municípios.
Numa altura onde a sociedade depende fortemente de serviços públicos, e de conquistas basilares da nossa democracia, como o SNS para responder à crise pandémica do Covid-19, o Bloco de Esquerda considera inaceitável que não se assinale o nascimento do regime democrático inaugurado em Abril.
A democracia não está suspensa e o exercício e a pluralidade dos órgãos autárquicos deve continuar a ser garantida.
O Bloco de Esquerda junta-se às associações e coletivos que apelam à transmissão nas rádios e televisões do Grândola Vila Morena, pelas 15h do dia 25 de abril, permitindo uma participação coletiva em todas as casas, janelas e varandas do país.
Bloco de Esquerda