2024 conheceu a maior taxa de execução municipal do ciclo autárquico em Anadia

202
Anadia, Paços de Concelho.

Uma “elevada percentagem de execução, quer na despesa quer na receita, que atingiu a maior taxa conseguida neste ciclo autárquico”. É este o balanço que a Câmara de Anadia apresenta no relatório e contas de 2024 aprovado em reunião de executivo com a abstenção da vereadora do PS.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A maioria a que preside Teresa Cardoso, a concluir o terceiro mandato eleita por um movimento independente, refere que o orçamento de 2024 conheceu “um grau de execução de 93,36% (receita) e de 89,50% (despesa)”, o que considera “demonstrativo da continuação de elevadas taxas de execução dos orçamentos apresentados”.

São referidos outros indicadores “bastante sólidos”, como os “elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas importantes áreas para o bem-estar das populações.”

O saldo de gerência a transitar para o ano de 2025 é de cerca de 2,4 milhões de euros, cerca de 1,4 milhões incorporado nas despesas de investimento.

Os documentos seguem para votação na Assembleia Municipal.

Algumas obras que marcaram 2024

  • Ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara e construção da Zona Industrial de Vale Salgueiro (Alféloas);
  • Construção de 16 fogos na Quinta do Rangel (Ancas) e 21 fogos em Sangalhos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação;
  • Requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos;
  • Requalificação da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, adaptação da antiga Escola Secundária de Anadia para Alojamento Estudantil;
  • Renovações das redes de abastecimento de água em várias freguesias do concelho, requalificação da rede viária nas diversas freguesias do concelho.

Discurso direto

“A prestação de contas evidencia as prioridades estabelecidas pelo executivo para a sua estratégia de intervenção, com uma gestão de recursos que pauta pelo rigor e planeamento, garantindo que o concelho seja mais sustentável, mais solidário, mais inclusivo e mais próspero” – Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.