Enquanto Presidente da AECA (Associação Empresarial de Cambra e Arouca), tenho o privilégio de conhecer bem um conjunto de empresas que atuam nos setores do comércio, serviços e indústria. Estas empresas são associadas da AECA e trabalham em rede com as iniciativas que promovemos. Em 2024, estes setores enfrentam desafios e oportunidades que merecem ser analisados.
Por Carlos Brandão *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Os principais desafios para os três setores são a incerteza económica global. A guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza, o problema com o terrorismo no canal de Suez, a inflação e a crise energética estão a criar um ambiente de incerteza que dificulta a tomada de decisões e do investimento.
Para o comércio, os desafios incluem a volatilidade dos preços dos produtos, a concorrência das grandes superfícies e a mudança de hábitos dos consumidores. Para os serviços, os desafios incluem a digitalização da economia, a mudança de hábitos dos consumidores e a concorrência de empresas estrangeiras. Para a indústria, os desafios incluem a escassez de matérias-primas, as dificuldades na entrega de componentes e a subida dos custos de produção.
Apesar destes enormes desafios, existem também oportunidades para cada um destes sectores. O comércio tem a oportunidade de aproveitar o crescimento do comércio eletrónico e da globalização, as vendas por proximidade e o serviço personalizado. Os serviços têm a oportunidade de investir em inovação e diferenciação, aproveitando as novas tecnologias e as novas tendências. A indústria tem a oportunidade de apostar na sustentabilidade e na digitalização, fazendo baixar desta forma os custos de produção e da necessidade de mão de obra (muito escassa neste momento).
Uma das principais oportunidades para os três setores é o de se poder conseguir um novo aumento das exportações. As exportações permitem às empresas diversificar os seus mercados e reduzir a dependência do mercado interno, mas necessitando sempre de recorrer ao comércio e aos serviços da região pelo que estes também irão beneficiar com o aumento das exportações na indústria.
Portugal tem um potencial exportador significativo, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. A AECA tem vindo a trabalhar para promover as exportações das empresas associadas. Desde 2018 que temos vindo a organizar e a promover várias ações para promoção das exportações, como foi o caso do MasterExport, incluindo missões empresariais a mercados internacionais conjuntamente com algumas das principais empresas dos nossos dois Municípios.
O turismo é outro setor com um grande potencial de crescimento na nossa região. Existe algum trabalho feito, mas existe ainda muito a fazer por parte dos privados para conseguirmos ter uma oferta para todo o ano e não apenas para o verão, Páscoa pontes e feriados. O turismo tem um impacto positivo em vários setores da economia, incluindo o comércio, os serviços e a própria construção.
Em 2023, o turismo na nossa região (em linha com o País) recuperou dos efeitos da pandemia, e cresceu para valores superiores a 2019. É natural que continue a trajetória ascendente, mas para isso precisamos de continuar focados e empenhados quer nos apoios financeiros existentes para o desenvolvimento dos projetos quer investindo diretamente nesses mesmos projetos principalmente naqueles com retorno previsto a médio prazo.
Em jeito de conclusão, podemos dizer que 2024 será um ano de desafios e oportunidades para o comércio, serviços e indústria. As empresas que souberem aproveitar as oportunidades e superar os desafios estarão bem posicionadas para crescer e prosperar.
A AECA cá estará para continuar a trabalhar para apoiar as empresas associadas, seja qual for o seu setor, contribuindo para o desenvolvimento económico e social dos nossos Municípios.
* Presidente da Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) . Editorial da revista Encontros.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.