Aveiro: Orquestra das Beiras muda-se para o Centro Cívico de Aradas

1278
Centro Cívico de Aradas, Aveiro (foto de 2012, Facebook da Junta de Freguesia).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara decidiu ceder a utilização do edifício conhecido como Centro Cívico de Aradas para sede da Associação Musical das Beiras, entidade gestora da Orquestra Filarmonia das Beiras, no âmbito de um novo acordo de colaboração.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Com a entrada em vigor do novo protocolo, cessa a utilização pela orquestra da ‘Casa do Chá’, no Parque Infante D. Pedro, um edifício ao qual a Câmara pretende dar “novo uso, a anunciar oportunamente.”

O espaço com valências culturais sofreu obras de reabilitação, que terminaram recentemente, prevendo-se a reabertura ainda este mês e inauguração no início de outubro.

Em comunicado, a autarquia adianta que está aberta a facultar o uso a do Centro Cívico de Aradas a outras entidades para a realização de atividades e eventos pontuais.

Construído na década de 90, o edifício foi encerrado em 2015 por falta de condições de segurança estrutural e salubridade.

Seguiram-se “obras profundas” num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros por parte da Câmara.

Localizado junto ao Arquivo Distrital e ao antigo Colégio Dr. Alberto Souto, também propriedade municipal, onde irá nascer um complexo municipal de edifícios com funções culturais e comunitárias, o primeiro dos quais vai ser o Arquivo Municipal que se encontra em projeto.

Discurso direto

“A qualidade da Orquestra Filarmonia das Beiras é reconhecida e inquestionável, com músicos de grande prestígio nacional e internacional no repertório da música erudita. Foi com muito empenho que a Câmara de Aveiro desenvolveu o trabalho de equipa com a Associação Musical das Beiras, e que muito nos honra, comprometendo-se a um apoio logístico, técnico, financeiro e de parceria de gestão e produção cultural, por forma a potenciar o crescimento e a descentralização do setor da cultura e para dar a estes músicos um espaço com condições excecionais para o desenvolvimento do seu trabalho e para a promoção da cultura musical, tanto a nível local como nacional” – Ribau Esteves, presidente da Câmara.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.