10 pessoas julgadas por tráfico de droga / Rede operava a partir de Esmoriz com droga vinda de Espanha

1144
Tribunal de Aveiro.

O Tribunal de Aveiro começou a julgar, esta sexta-feira, 10 pessoas (oito homens e duas mulheres) num processo por tráfico de droga. Oito arguidos marcaram presença na primeira audiência. Um dos acusados, de nacionalidade brasileira, encontra-se detido preventivamente. A maioria dos arguidos dedicava-se à atividade a partir da cidade de Esmoriz, concelho de Ovar, que é a zona de residência.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Quase todos os arguidos manifestaram interesse em prestar declarações. O alegado ‘cabecilha’, que está em prisão preventiva, assumiu parcialmente os factos, ressalvando que o fazia de forma a conseguir dinheiro para sustentar a sua própria dependência.

O indivíduo de 28 anos esclareceu que se travava apenas de cocaína e erva, ao contrário do que refere a acusação, onde surge envolvido também no tráfico de haxixe, LSD e outras drogas. O cidadão brasileiro disse que trazia produto estupefaciente de Espanha, mas nem todas as viagens seriam com esse objetivo, uma vez que visitava a mãe, que é residente no país vizinha. A namorada também é arguida no processo agora em julgamento. O arguido admitiu que poderá ter usado vários números de telemóvel à data dos factos, mas não o fazia para não ser detetado no tráfico. “Até já me tinham dito que estava a ser investigado, mas precisava de cocaína também para o meu vício”, afirmou.

Os arguidos, com idades entre os 25 e os 33 anos, residem em localidades de Esmoriz, Silvalde e Matosinhos.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Ovar desmantelou a rede apreendendo diversas quantidades de diferentes drogas (844 doses de cocaína; 499,84 doses de haxixe e 192,98 doses de canábis), assim como 3.755 euros em numerário, 13 telemóveis, seis balanças de precisão e, ainda, um tablet e cinco veículos.

Artigo relacionado

GNR de Ovar fez 10 detenções por tráfico de droga

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.